Autodomínio: É tão magnífico quanto Naturalidade EP, só que mais denso e breve, mas que torna Puma um símbolo da Cultura Urbana do Brasil.
Se Naturalidade EP conseguia trazer uma boa sensação de tranquilidade, Autodomínio consegue ser mais denso e, até mesmo, mais pesado. Não só pela produção impecável, em que SonoTWS entregou beats incríveis, mas também pelas letras que pumapjl que são mais reflexivos, aproveitando os espólios que ele conseguiu, querendo uma vida tranquila com os seus, junto da caminhada como artista solo ou até com o duo Febre 90's.
Pumapjl, nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro, influenciado por seu pai, que trabalha produzindo pipas a mais de 35 anos, é baloeiro e apaixonado por Racionais, aos 17 anos de idade o rapper começou alguns experimentos musicais retratando seu cotidiano.
De Jundiaí para o mundo, SonoTWS deu início à sua jornada musical como seletor no sistema de som jamaicano, sendo integrante do Jurassic Soundsystem e também fundador do You&Me on a Jamboree, um dos blogs de destaque na busca por raridades jamaicanas. Com uma década de trajetória, ele já lançou 9 álbuns, a maioria em fita cassete. Seus ritmos, construídos com amostras de vinil antigo através dos equipamentos Emu SP1200 & Akai S950, seguem a essência suja e crua do estilo boom-bap no rap. Ao longo de sua carreira, Sono contribuiu em produções de diversos artistas pelo mundo, inclusive em trilhas sonoras, incluindo trabalhos para a Nike, e realizou performances no Japão, Europa e Estados Unidos. Além disso, ele também participa ativamente do mundo do graffiti, como membro do coletivo Os Meias de Lã (TWS – The Wool Socks).
O beatmaker paulista SonoTWS e o rapper carioca pumapjl já se uniram diversas vezes para continuar disseminando a efervescência do rap underground (o boombap) e a cultura urbana dos anos de 1990 com o projeto Febre90's. Agora, neste trabalho "Autodomínio", a dupla demonstra mais uma vez suas habilidades em criar música que transcende os limites do gênero, proporcionando aos ouvintes uma viagem sonora que ressoa com autenticidade e profundidade. Este álbum é altamente recomendado para qualquer fã de boom-bap e jazz-rap que esteja em busca de uma experiência musical genuína e envolvente. Sem falar na capa de álbum, que é uma verdadeira obra de arte. Assinada pela Nihao, a capa de Autodomínio faz referência à capa de um outro álbum intitulado “Arthur Verocai”, do artista de mesmo nome. A direção criativa do álbum foi feita pelo Cegocreative, nos scratches Dj Novset e a mix/master pelo monstro 2F U-FLOW.
Nos levando para a segunda faixa do EP, "Reduto de Malandro" transmite uma dualidade intrigante entre a realidade crua das ruas e a busca por momentos de leveza e prazer. Por um lado, há a descrição da rotina de um ambiente urbano violento e carregado de tensão, representado pelas referências ao tráfico de drogas e à violência nas favelas do Rio de Janeiro. Por outro lado, há uma aspiração por momentos de tranquilidade e beleza, simbolizados pelo desejo de desfrutar da brisa do mar, das paisagens bonitas e da companhia de alguém especial. Essa dualidade reflete a complexidade da vida nas áreas urbanas, onde a busca por escapismo e felicidade coexiste com os desafios e perigos do cotidiano.
Já em "Zona Sul" é um retrato vívido do gênero trap, onde temas como ostentação e um estilo de vida aspiracional são frequentemente explorados. A letra mergulha em uma narrativa onde o protagonista exibe marcas de luxo como Supreme, Versace e Prada, símbolos de um status elevado e um desejo ardente de se destacar socialmente. A menção provocativa de "mijar na cara" com uma camisa da Supreme pode ser interpretada como um gesto de desafio às normas sociais, uma afirmação de superioridade sobre elas. Situado no cenário glamoroso da Zona Sul do Rio de Janeiro, com suas praias e bairros de alto padrão, o Puma evoca locais específicos como a praia da Barra e a orla, onde encontra inspiração e vitalidade. A imagem do Corolla blindado cortando as ruas da Zona Sul reforça a ideia de poder e segurança, valores intrínsecos ao universo do trap. Além disso, a música revela um anseio por escapismo e deleite, com referências a caipirinhas geladas e ao pôr do sol na praia, elementos que contrabalançam a dureza da ostentação. Sem falar da referência ao filme Cidade de Deus no final da música, com o áudio de um curto diálogo entre Bené e Thiago em uma cena do filme ("- Essa camisa é lá da Zona Sul", "- Maneiro", "- É roupa de marca"). Em resumo, "Zona Sul" é uma exploração habilidosa do contraste entre o glamour da ostentação e a busca por momentos de prazer e inspiração, onde Pumapjl tece um complexo panorama de sucesso e aspiração, em meio às belezas naturais e à tranquilidade da vida na Zona Sul carioca.
A mais breve música do EP, "O Que É Meu Ninguém Me Tira" é uma ode à individualidade e à busca pela liberdade pessoal. A música inicia com uma cena relaxada, onde o protagonista acende um baseado, sugerindo um momento de introspecção ou fuga da realidade cotidiana. As referências ao 'Blunt cheia de haca' e ao 'kan kick no rádio' criam uma atmosfera de desapego e prazer simples, enquanto a menção ao 'Jordan 4' indica uma apreciação por itens de status sem a necessidade de reconhecimento público ('mas tu não vê quando eu passo'). O verso sobre vestir o boné da Palace e desejar ver o Rio do alto reflete um anseio por expansão de horizontes e uma necessidade de se sentir parte de algo maior ('lembrar o quanto eu sou pequeno'), sugerindo uma jornada de autodescoberta e contemplação. A imensidão sentida intensamente é uma metáfora para a vastidão de possibilidades e a liberdade de escolha. Ao abordar o tema do consumo e da aparência, com o protagonista frequentando lugares caros e investindo em roupas de alto valor, a música enfatiza a importância de viver a vida em seus próprios termos, valorizando as experiências pessoais e a liberdade individual.
Transmitindo uma sensação de descontentamento e desejo de escapar das circunstâncias atuais, com repetições enfáticas de "Quero fugir", utilizando um sample de Facção Central da música Detenção Sem Muro, "Fugir Daqui (Mensagem)" tem uma letra que expressa uma vontade intensa de deixar para trás a realidade presente. Ao fazer referência aos nomes de outros artistas como WC, Novin e 8ou80, cujas vidas foram tragicamente interrompidas, a música se transforma em uma poderosa homenagem a essas figuras. WC, o rapper pioneiro que deu início ao Covil da Bruxa, Novin, rapper e amigo de pumapjl, que já colaborou em seu EP anterior (Naturalidade), e 8ou80, grafiteiro e amigo de SonoTWS, são lembrados não apenas como artistas, mas como amigos e parceiros que deixaram uma marca indelével na cena. A frase "Marolando de artista agora" adquire um peso adicional, sugerindo não apenas uma mudança de vida, mas também uma consciência da fugacidade da existência e da importância de perseguir os sonhos enquanto se tem a oportunidade. No final, a música não é apenas uma expressão de desejo por escapismo, mas também um tributo emocionante à memória daqueles que se foram, destacando a necessidade de valorizar cada momento e viver com autenticidade e propósito.
"Cega Eles Vovó", em uma sonoridade um pouco mais intensa e suja, a música explora as experiências do rapper, tocando em temas como ascensão social, autenticidade e os desafios enfrentados ao longo do caminho para o sucesso. A narrativa inicial da música descreve uma perturbação da ordem, possivelmente simbolizando a entrada disruptiva do artista no cenário musical, causando impacto e chamando atenção. A menção à 'fumaça' pode ser interpretada como uma alusão ao destaque e notoriedade que ele conquistou. Pumapjl reflete sobre seu passado, evocando lembranças daqueles que estavam ao seu lado e daqueles que duvidaram ou zombaram dele. A frase 'Ah, cega eles, vovó!' ressoa como um pedido para que as críticas e negatividades sejam superadas pelo sucesso alcançado. Há um claro contraste entre o passado e o presente, onde agora ele é rodeado por pessoas que desejam estar ao seu lado por interesse, diferentemente dos tempos iniciais de sua carreira. A música também aborda a rejeição à fama superficial ('sucessagem') e à exposição excessiva ('câmera'), enfatizando o valor da lealdade aos amigos, a memória de entes queridos perdidos ('meu mano alvejado') e o bem-estar da família. As referências a marcas de luxo e a uma vida mais confortável simbolizam sua ascensão, mas também destacam a distância entre sua realidade atual e aqueles que não foram genuínos em seu apoio.
Finalizando o EP, a música "Transição (Mensagem)" retrata uma jornada de autodescoberta e luta contra os próprios demônios internos. O rapper reflete sobre a impossibilidade de depender da sorte em sua trajetória, reconhecendo seus erros e as consequências de suas ações. Ele busca por paz e redenção, admitindo a dificuldade em lidar com o desespero e o desejo de mudar o curso de sua vida. A referência ao bordão icônico do personagem Lucas Silva e Silva do seriado Mundo da Lua da TV Cultura, "Alô, Alô? Planeta Terra chamando" sugere um despertar para a realidade e a necessidade de enfrentar os desafios de frente, em busca de uma transformação pessoal e um novo rumo.
No entanto, uma crítica recorrente que surge é a brevidade do álbum. Embora cada faixa seja cativante e envolvente, cria-se um desejo de que as músicas fossem mais longas, permitindo uma imersão ainda mais profunda na atmosfera criada por pumapjl e SonoTWS. A qualidade do material presente é inegável, mas a sensação de querer mais é uma prova do impacto que este EP tem sobre seu público. Em suma, "Autodomínio" é um registro marcante que oferece uma experiência auditiva rica e emocionante, tornando pumapjl um símbolo da Cultura Urbana do Brasil.
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